domingo, 16 de junho de 2013

A pedido, queijo de soja tipo ricota

 Nas receitas mandam dar um choque térmico nos grãos de soja. Eu não faço isso.O choque térmico serve para tirar o gosto para alguns indesejável da soja.Faz-se assim: Coloque água pra ferver que dê pra cobrir os grãos,quando estiver fervendo coloque os grãos dentro e deixe ferver por 2 minutos. Escorra a água, lave os grãos e coloque de molho em água fria por umas 8 horas.
Eu prefiro colocar de molho na água quente pra acelerar o processo. Eles devem crescer e ficar grandes e longos como feijão branco.
 Depois de crescidos eu bato bem no liquidificador com água quente, até ficar um líquido homogêneo. Coloco um recipiente grande com água pra ferver e vou tirando aos poucos.
Uso uma concha pra medir a quantidade da soja e da água. Eu coloco uma concha de soja e 6 conchas de água quente. Em livros eu já li a proporção de 1 pra 8. Acho muito porque eu faço 500 g de soja de cada vez e fica muito líquido..







Agora começa o exercício de paciência .Depois de bater, tem que coar.Eu coloco uma panela grande e funda, um escorredor de macarrão por cima.
Não reparem a falta de brilho do escorredor pois eu não sou de arear panelas. Prefiro que elas fiquem pretas e minha mão branca
 Sobre o escorredor coloco um pano de prato e uma peneira. A peneira é pra reter o grosso da massa
Depois de cada batida, derramo o líquido devagar sobre a peneira e espero escorrer. Depois vou virando com uma colher e apertando pra tirar todo o leite. Terminada essa parte, descarto a massa que sobrou, lavo a peneira e preparo para a próxima remessa.
Vá repetindo a operação até bater e coar todos os grãos.
 O leite que foi coado agora tem que ferver
 Eu coloco uma prato no fundo da panela pro leite não transbordar quando ferver. Ele se comporta como leite de vaca.Se bobear transborda e espuma também.
Quando ferver abaixe o fogo e deixe uns 2 ou 3 min.
 Nesse ponto eu jogo vinagre pra ele talhar. Nas receitas manda colocar suco de limão misturado com água. Eu não gostei do resultado, acho o vinagre mais eficiente.Pode ser tinto, branco, de maçã qualquer um. Na foto usei o tinto. Também não tenho medida. Jogo fazendo a volta na panela, dou uma mexida e espero. Se não começar a talhar na hora jogo mais um pouco. Pode jogar a vontade porque não fica com gosto.
Aqui nessa foto ele já está talhando, deixe o fogo baixo e deixe por uns 30 min, pra agrupar o coágulo. Se quiser pode tirar o prato do fundo porque não sobe mais.
 Depois desse tempo ele deve ficar assim, o coágulo denso e bem separado do soro
 Voltamos a um pano de prato sobre um escorredor. Geralmente eu viro direto da panela pro escorredor, mas pra mostrar melhor a densidade do coalho tirei com uma espumadeira e fui colocando no pano
 Passe na água corrente com cuidado pra não desfazer a massa. Essa é a recomendação da receita, eu não faço assim. Deixo escorrer uma pouco e coloco numa forma de queijo e vou apertando de vez em quando até sair todo o líquido. 
Vc pode improvisar com dois potes de sorvete.um com furos embaixo pra escorrer e o outro por cima com água pra fazer peso
 Aqui o queijo pronto, já colocado em uma vasilha pra ir pra geladeira. Esse não precisa ficar em água. Também não adianta colocar tempero porque não pega sabor. Fica como ricota mesmo.
Eu costumo comer cortando as fatias e grelhando com um pouco de azeite numa frigideira antiaderente, salpicando um pouco de sal e orégano. Pode também cortar em cubos e refogar com legumes., amassar e fazer pasta temperada pra passar no pão. São muitas as opções saudáveis pra quem quer sair da proteína animal ou tem intolerância à lactose.

Quem se aventurar me avisa. Boa sorte!

2 comentários:

Rosa disse...

Nossa, Célia querida! Que achado o seu!!! O meu queijo de soja fica cremoso, com consistência de patê - não dá prá cortar fatias, muito menos fritar. Eu o uso prá substituir creme de leite em receitas de macarrão cremoso. O teu é muito melhor. Eu nunca tinha pensado em usar vinagre - já tinha usado limão e também não tinha gostado. Faço com sal amargo, que é vendido como laxante nas farmácias. Vou experimentar fazer o teu. Parabéns!

Anônimo disse...

Oi Célia! Também faço leite de soja em casa, mas nunca fiz o queijo. Vendo seu jeito de fazer até que parece bem simples. Vou tentar depois volto prá te contar como ficou!
beijos
Luci